O livro

    
    
 “Arqueologia de um Processo Criativo – Um livro Coreográfico” é a primeira publicação da Anti Status Quo Companhia de Dança de Brasília-DF. Escrito por Luciana Lara, diretora e coreógrafa  da  Companhia, o livro  é um registro poético-reflexivo do processo criativo  do espetáculo de dança contemporânea  chamado “Cidade em Plano“ sobre  a cidade de  Brasília. O espetáculo é a oitava criação do grupo brasiliense, que também é conhecido por A.S.Q. Cia de Dança, uma das mais criativas e atuantes companhias de dança contemporânea  do centro-oeste do Brasil. A pesquisa artística para a montagem do espetáculo partiu da percepção da influência da cidade no modo de ser e na visão de mundo de quem a habita e se desenvolve como  uma reflexão crítica, política, sensorial  e espacial sobre a cidade  onde a coreografia e a encenação exploram camadas e planos de entendimento sobre a relação do corpo com a capital do país.

           O livro foi feito para aqueles que se sentem seduzidos pela possibilidade de imersão na intimidade de um fazer artístico, de forma reflexiva ,visual e poética. Indicado para criadores, artistas, pesquisadores, estudantes de arte e, também, para o público geral que se interessa em conhecer um pouco mais sobre dança, sob a perspectiva da criação artística e da apreciação de espetáculos.

O livro tem a colaboração dos bailarinos da Companhia e também de artistas de outras linguagens como músicos/compositores, iluminador, designer de som e cenógrafo que participaram da criação do espetáculo. As coreógrafas, diretoras e professoras brasilienses Yara de Cunto (Asas e Eixos) e Lenora Lobo (Alaya Cia de dança) fazem a  apresentação do livro. Vários fotógrafos colaboraram com o livro, com destaque para a brasiliense Débora Amorim. A publicação recebeu o Prêmio Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Dança de 2008 e o patrocínio do FAC- Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal do mesmo ano.

           Com  uma proposta de projeto gráfico diferenciado, concebido pela própria autora, diretora e coreógrafa da Companhia em parceria com o designer gráfico e parceiro de criações  Marconi Valadares, o livro se destaca como publicação rara no mercado editorial de livros sobre dança no Brasil, tanto no conteúdo quanto na sua forma de apresentação. Como o próprio título faz intuir, a proposta é refazer o percurso criativo da construção de um espetáculo de dança contemporânea, revelando as motivações, escolhas, reflexões e procedimentos  de sua criação. Palavras e imagens foram coreografadas s para  fazer dançar os pensamentos, estimulando a imaginação no ato de acompanhar um raciocínio de criação.

      O projeto gráfico tem impacto visual polissêmico, pois, foi elaborado com montagem entre imagens e textos. Imagens metafóricas e escrita pictórica foram criadas com a utilização de recursos como colagem, manipulações de fotos, desenhos, gráficos, e jogos visuais com a disposição espacial das palavras. Há uma narrativa visual e outra textual, onde suas interações mútuas multiplicam os sentidos semânticos. Em relação ao conteúdo, em  suas 372 páginas, o livro destrincha alguns aspectos da criação abordando vários assuntos referentes ao estudo da linguagem da dança no que diz respeito a criação de sentidos.  O livro é coreográfico também, pois seu foco está na construção coreográfica. Entendendo o conceito de coreografia  como muito mais que a criação de passos,  a pesquisa de movimento é revelada na relação coma as construções  da trilha sonora, do figurino e do cenário, ou seja,  na elaboração de uma dramaturgia. Para isso, métodos e estratégias de criação e a investigação do tema, a relação com o público, o trabalho com os bailarinos, a colaboração artística e os desdobramentos das reflexões sobre o tema são, também,  discutidos.

Outro diferencial da concepção da diagramação gráfica está na apresentação do conteúdo que simula o fluxo do pensamento, sem uma ordem cronológica, como em uma conversa informal onde um assunto puxa o outro, aproximando-se da forma como se dá a criação artística. É só abrir o livro e começar a ler a partir de qualquer página. A organização do conteúdo foi elaborada para que o livro possa ser lido em qualquer ordem, sem necessariamente seguir a ordem crescente dos números das páginas.

O formato do livro propõe, assim, uma experiência visual-sensório-cognitiva, como se o leitor estivesse dentro do processo criativo exposto, muitas vezes, às mesmas questões e estímulos que os criadores se propuseram. O leitor acompanha a fluência das ideias e das reflexões como se estivesse lendo o diário de um criador, testemunha o  ato da criação e da construção de sentidos e,  ao mesmo tempo, cria , ele mesmo, outros novos sentidos. É indicado para criadores, artistas, pesquisadores, estudantes de artes, amantes da dança contemporânea e, também, o público em geral que se interessa em conhecer um pouco mais sobre dança sob a perspectiva da criação artística e da apreciação de espetáculos. Um DVD com o espetáculo acompanha a publicação, assim, mesmo quem não assistiu a uma apresentação de “Cidade em Plano“ pode apreciar o livro.



Dados técnicos da publicação:


Nome do livro: “Arqueologia de um Processo Criativo - Um livro coreográfico”


Autoria: Luciana Lara


Realização: Anti Status Quo Cia de Dança


Número de páginas: 372


Formato: 24/24 cm fechado -  24/48 cm aberto


Capa/cor: 4/4 cores - policromia


Miolo/cor: 4/4 cores - policromia


Capa/papel: Cartão Duo Designer 350g laminação fosca BOPP


Miolo/papel: Couchê fosco 150g


Inclui DVD com imagens em movimento do espetáculo “Cidade em Plano”.


ISBN: 978-85-64041-00-4