O livro foi feito para aqueles que se sentem seduzidos pela possibilidade de imersão na intimidade de um fazer artístico, de forma reflexiva ,visual e poética. Indicado para criadores, artistas, pesquisadores, estudantes de arte e, também, para o público geral que se interessa em conhecer um pouco mais sobre dança, sob a perspectiva da criação artística e da apreciação de espetáculos.
O livro tem a colaboração dos bailarinos da
Companhia e também de artistas de outras linguagens como músicos/compositores,
iluminador, designer de som e cenógrafo que participaram da criação do
espetáculo. As coreógrafas, diretoras e professoras brasilienses Yara de Cunto
(Asas e Eixos) e Lenora Lobo (Alaya Cia de dança) fazem a apresentação do livro. Vários fotógrafos
colaboraram com o livro, com destaque para a brasiliense Débora Amorim. A
publicação recebeu o Prêmio Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Dança de
2008 e o patrocínio do FAC- Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal do
mesmo ano.
O projeto gráfico tem impacto visual polissêmico, pois, foi elaborado
com montagem entre imagens e textos. Imagens metafóricas e escrita pictórica foram
criadas com a utilização de recursos como colagem, manipulações de fotos,
desenhos, gráficos, e jogos visuais com a disposição espacial das palavras. Há uma
narrativa visual e outra textual, onde suas interações mútuas multiplicam os
sentidos semânticos. Em relação ao conteúdo, em suas 372 páginas, o livro destrincha alguns
aspectos da criação abordando vários assuntos referentes ao estudo da linguagem
da dança no que diz respeito a criação de sentidos. O livro é coreográfico também, pois seu foco
está na construção coreográfica. Entendendo o conceito de coreografia como muito mais que a criação de passos, a pesquisa de movimento é revelada na relação
coma as construções da trilha sonora, do
figurino e do cenário, ou seja, na elaboração
de uma dramaturgia. Para isso, métodos e estratégias de criação e a
investigação do tema, a relação com o público, o trabalho com os bailarinos, a colaboração
artística e os desdobramentos das reflexões sobre o tema são, também, discutidos.
Outro diferencial da concepção da
diagramação gráfica está na apresentação do conteúdo que simula o fluxo do
pensamento, sem uma ordem cronológica, como em uma conversa informal onde um
assunto puxa o outro, aproximando-se da forma como se dá a criação artística. É
só abrir o livro e começar a ler a partir de qualquer página. A organização do
conteúdo foi elaborada para que o livro possa ser lido em qualquer ordem, sem
necessariamente seguir a ordem crescente dos números das páginas.
O formato do livro propõe, assim, uma
experiência visual-sensório-cognitiva, como se o leitor estivesse dentro do
processo criativo exposto, muitas vezes, às mesmas questões e estímulos que os
criadores se propuseram. O leitor acompanha a fluência das ideias e das
reflexões como se estivesse lendo o diário de um criador, testemunha o ato da criação e da construção de sentidos
e, ao mesmo tempo, cria , ele mesmo,
outros novos sentidos. É indicado para criadores, artistas, pesquisadores,
estudantes de artes, amantes da dança contemporânea e, também, o público em
geral que se interessa em conhecer um pouco mais sobre dança sob a perspectiva
da criação artística e da apreciação de espetáculos. Um DVD com o espetáculo
acompanha a publicação, assim, mesmo quem não assistiu a uma apresentação de
“Cidade em Plano“ pode apreciar o livro.
Dados técnicos da
publicação:
Nome do livro:
“Arqueologia de um Processo Criativo - Um livro coreográfico”
Autoria: Luciana Lara
Realização: Anti Status
Quo Cia de Dança
Número de páginas: 372
Formato: 24/24 cm fechado
- 24/48 cm aberto
Capa/cor: 4/4 cores -
policromia
Miolo/cor: 4/4 cores -
policromia
Capa/papel: Cartão Duo
Designer 350g laminação fosca BOPP
Miolo/papel: Couchê fosco
150g
Inclui DVD com imagens em
movimento do espetáculo “Cidade em Plano”.
ISBN: 978-85-64041-00-4